quarta-feira, 18 de abril de 2012

Quem somos nós? De onde viemos? Para onde vamos?







Divagando por entre a imensidão, sendo levado pelo vento, meu pensamento não mais se finda em tão pouco tempo. Vai muito além da busca de respostas concretas, objetivas. Vai além do que parece-lhe obvio, pois este também deve ser dito, afinal, nem todos os meus pensamentos serão iguais ou sequer semelhantes aos seus. Vale ressaltar que estes, podem a qualquer momento sofrer qualquer tipo de modificação.
Desde a existência da humanidade, o homem sente a necessidade de buscar explicações para tudo, o que implica na aparição de várias teorias, segundo as quais, cada apoia-se a sua afirmação. Isto significa que tantas teorias surgem e são ''aceitas'' diante de seu grupo social.
Para os Gregos a Mitologia era importantíssima, pois para povos como estes, a religião era transmitida a partir de suas crenças e das práticas realizadas em seus rituais, tendo assim um sistema de religião denominado politeísta.
Qual a ligação do sistema politeista com o que busco dissertar? Simples, ambos tentam explicar a origem do mundo e do universo aceitando várias teorias sem uma resposta única, pronta e acabada.
Pergunto-lhes então sobre o quão somos livres? Vocês são livres? O que é a liberdade? É fato que somos livres e fazemos aquilo que é aceito pela sociedade, mas liberdade não implicaria em fazer tudo aquilo que queremos, temos vontade, sem qualquer tipo de restrição e/ou intervenção de terceiros?
Entra em cena a ideologia de um sistema político,o qual, é totalmente coersitivo e contraditório. Dentro de uma sociedade toda e qualquer pessoa sofre sanções legais e sansções espontâneas, disto não se duvida. As leis impõem o que acreditam ser correto e o melhor a ser seguido para que se estabeleça uma boa vivência em sociedade.
A ideia de que "Todos são iguais perante a lei" não procede, uma vez que as diferenças são visíveis. Como digo, são as diferenças que movem o mundo. Aquele que aponta a diferença, com toda a certeza não é igual aos demais seres humanos, visto que a humanidade surgiu a partir de uma miscigenação de culturas e etnias.
E não são somente diferenças observáveis no indivíduo em si, mas disparidades socio-econômicas, onde, tais, dividem a sociedade em segmentos/classes sociais. (Classe A, B, C, D, E ...)
Pergunto-lhes: " Somos donos do nosso próprio pensar ou nosso pensamento é fruto de pensamentos que um dia já existiram? O quão somos livres? Até onde vai nosso desenvolvimento cognitivo? De onde viemos? "
Não! Não somos donos do nosso próprio pensar, por mais que teimemos em aceitar. Alguém, um dia, pensou sobre como nasce a flor e esta teoria foi comprovada e passada hereditariamente, de acordo com o senso comum.
Vocês são do senso comum que aceitam tudo o que as midias ''mastigam" e nos faz mastigar também? Vocês são ingênuos, isto é, não críticos?
Vários textos afirmam que a "Origem de tudo" deu-se a partir do Big-bang.
Brevemente , a teoria do Big-Bang é um mar de explosões. A explicação da causa de sua ocorrência é o maior mistério que se conhece. De acordo com esta teoria, se isto não tivesse ocorrido, nada do que existe hoje existiria. Está claro?
Tudo estava concentrado em um amontoado absurdamente denso de energia, seu tamanho era bem menor que uma cabeça de alfinete. A partir dai, esta microcabeça se expandiu e espalhou por todo o espaço. A Física explica muito bem como tudo aconteceu, surgimento de particulas, matéria, resfriamento do universo, enfim...
Resumindo, o surgimento da vida, de acordo com esta teoria segue o seguinte passo: 1) Big - Bang ; 2) Surgimento de estrelas ; 3) Surgimento do Sol ; 4) Fundição da Terra , 5) Primeiro oceano.
Surgiu o universo, mas e as pessoas surgiram como? Provimos dos animais ou de Adão e Eva? Deus nos criou? Quem é Deus? Um homem que, cuja teoria também se encaixa a ele?
A biologia explica que surgimos a partir da evolução dos ancestrais, pois em qualquer grupo de espécies, todos os indivíduos possuem ancestrais em comum, em algum momento da história evolutiva. Assim, são descendentes destes, com modificações: resultado da seleção natural.
Indivíduos da mesma espécie, mesmo que parentes próximos, possuem variações entre si: resultado de mutações e/ou reprodução sexuada. Algumas dessas são hereditárias, ou seja, podem ser transmitidas para a geração seguinte.

São tantas perguntas que geram outras tantas. Aqui tento exercer uma reflexão sobre os assuntos e , seria muitissimo bom se vocês me ajudassem nessa ação! Pessoas mais pensantes e agentes .

"Continua no próximo capítulo de : Viver a vida - Quem somos nós? "

Um comentário:

  1. Sem saber ao certo, Quem somos nós! Afirmo que sou movido por um sentimento, forte, bom, puro, indescritível, esse é o "AMOR",Esse sim é que me faz viver a vida com esperança de a cada dia ser um pouquinho mais feliz, Isso ás vezes causa dúvidas, mais não tem problema, quando sentimos algo assim, não importa se for ou não correspondido; Posso afirmar que: Mesmo ignorado ou incompreendido isso é bom, Talvez eu esteja errado sobre uma certa pessoa, mais tudo bem, assim durmo pensando nela, acordo pensando nela, trablho pensando nela; Ela nem sabe: Por isso cheguei a uma conclusão, não importa o que dizem, se não é verdade, importa muito o saber que a vida não tem sentido se não amarmos alguém... isso pode ser ruim, mais também pode ser muito bom, só depende do que somos, no cararter e no comprometimento em fazer sempre o bem, não importando nunca "a quem"...termino dizendo não sei de onde viemos, não sei como começou a humanidade, mais sei que vc é importante para o mundo, com essa sabedoria que tem vc vai muito longe em sua vida... Que Deus Te Abençoe sempre...

    ResponderExcluir